Programa MOLDAR
Jovens Especiais - São Brás de Alportel
Quando fundámos a MÔÇES, decidimos estabelecer algumas parcerias com outras entidades, com o objetivo de fazer florescer novas ideias e projectos. Uma delas foi com o Espaço Jovem de São Brás de Alportel que, desde o primeiro dia, se mostrou disponível para nos receber e ouvir.
Após trocarmos algumas ideias, surgiu a possibilidade de trabalharmos em conjunto com o Município da mesma cidade e, assim nasceu o primeiro programa de férias inclusivo, no início do verão de 2021.
Decidimos então propor novamente um programa de capacitação artística e terapia, usando uma técnica ancestral – o barro. Através da Arte-Terapia é possível expressar e trazer à tona conteúdos do inconsciente. Ao visualizar estes conteúdos, a sua forma subjetiva converte-se em comunicação objetiva. Ao expressá-los, existe uma libertação, pois, trazendo ao consciente as suas limitações e conflitos, trabalham também as suas capacidades e o seu auto conhecimento, elevando a sua auto-estima.
A pessoa torna-se mais criativa e mais participativa. Desta forma, o programa “Moldar” teve como objetivo trabalhar barro com as mãos a fim de desenvolver peças artísticas de forma espontânea.
A argila por ser um material maleável que permite aos jovens um maior contato com os sentidos, a libertação dos seus movimentos, o desenvolvimento da percepção e da psicomotricidade – fatores importantes na sua formação. Inclusive, amassar, dar forma e trabalhar barro com as mãos, permite um
despertar sensorial. Estes jovens, com diferentes patologias, a nível físico e mental, provaram que a arte não tem limites e demonstraram ser verdadeiros artistas, cada um com o seu estilo bem vincado.
No fim do programa criámos uma peça em conjunto, disponibilizada para leilão. As receitas revertem para a continuidade deste programa durante todo o ano.